Ceres Art - Galeria e Escola de Arte

5 dicas para você evitar o Bloqueio Criativo.

Postado em 28 May 2018

Todo mundo que trabalha com desenho, pintura e ilustração, já passou por aquele momento de sentar todo animadão na mesa para criar e não consegue pensar em nenhuma ideia, ou pelo menos nenhuma ideia que te agrade o suficiente para ir em frente. O nome disso é bloqueio criativo, e hoje vamos mostrar 5 dicas para você superar esse problema:


1- Tome cuidado com a autocrítica.

Uma dos principais motivos do bloqueio criativo existir é a nossa crítica muito dura com nossas próprias ideias, isso nos faz facilmente descartá-las antes mesmo de tentarmos colocar elas no papel ou tela. Assim, seguimos diretamente para a próxima dica….


2- Rascunhe, Rascunhe e rascunhe mais um pouco.

O sketch (ou rascunho) é o salvador contra o bloqueio criativo: antes de sentar para fazer a sua obra, pegue um simples papel e um lápis e rascunhe todos os seus pensamentos, independente de você achar eles ruins ou não. Isso vai te dar outra visão e perspectivas novas sobre suas próximas idéias, sem falar que é muito mais fácil você escolher algo pra desenhar quando se vizualiza algo efetivamente concreto.

Fonte: Ceres Art

 

3- Desenhos de observação.

Desenhos de observação podem dar uma grande ajuda também, são o "aquecimento" e nos faz pegar o ritmo do desenho. Você não precisa se limitar a temas como natureza morta ou objetos disponíveis em casa, procure em sites como Pinterest e Weheartit, coisas que te agrade e ponha a mão na massa. Nossa sugestão é que você exercite a sua criatividade desenhando elementos novos e de seu interesse, ainda que complicados ao seu ver. Desse modo, passamos para a próxima dica:


 

4- Saia da sua zona de conforto.

Às vezes o bloqueio criativo pode acontecer por você desenhar a mesma coisa ou a mesma temática, o que pode trazer o seu entusiasmo abaixo. Saia completamente da sua zona de conforto: se você desenha apenas meninas, tente desenhar um super herói musculoso; se você desenha apenas retratos em realismo, tente fazer algo mais abstrato. Você pode até não gostar muito do resultado, mas vai com certeza ver que o exercício vale a pena.

 

5- What to Draw?

Nossa última dica é uma aplicativo bem legal que pode ajudar muito com o bloqueio criativo. O What to Draw funciona de uma maneira bem simples: escolha o tema que te interessa (fantasia medieval; cyberpunk; espaço …) e ele gerará um frase completamente aleatória, como por exemplo: “um troll alquimista cavalgando um dragão“! E pronto, eis um desafio para você colocar essa cena no papel. muito legal, não é?!

Screenshot do Aplicativo

Você pode baixar o aplicativo na Play Store pelo link: https://play.google.com/store/apps/details?id=llamaze.com.br.whattodraw&hl=pt_BR


Esperamos ter ajudado a exterminar o bloqueio criativo com estas 5 dicas! Comente aqui em baixo o que você achou e como foi a sua experiência!

Mais Posts

0 comentários

Deixe um comentário

Pesquise na loja