Ceres Art - Galeria e Escola de Arte

Seu Filho Faz Bagunça ou Faz Arte?

Postado em 04 July 2019

Seu Filho Faz Bagunça ou Faz Arte?

Seu filho pequenino está no meio de uma pintura cheia de emoção e concentração. Tentando ser encorajador, você pergunta: "O que você está fazendo?" - e ele mexe os ombros como se dissesse “Sei lá” - até você mencionar, ele nem tinha pensado nisso.

As crianças são mestres do momento - elas amam a maneira como se sentem quando mancham o papel com a tinta, quando polvilham glitter, e até o som suave do pincel deslizando pela folha: eles fazem Arte, e da mais pura!

Ao contrário dos adultos e das crianças mais velhas, a maioria das crianças pré-escolares não tem consciência do que estão fazendo ou se concentram em criar um produto acabado, o que pode ser difícil para os pais aceitarem.

Mas, permitir que as crianças aproveitem o processo de criação, o ato em si de cada movimento de cores e materiais - pode ajudar a colher grandes recompensas no futuro. "As crianças ficarão melhor a longo prazo se lhes for permitido apenas estar no momento e se expressarem", diz Lisa Ecklund-Flores, co-fundadora e diretora executiva da Escola Urbana de Música e Arte de Nova York.


Por quê Fazer Atividades Artísticas?

Promover a criatividade não só serve para aumentar as chances de seu filho se tornar o próximo Picasso, mas você também está ajudando-o a se desenvolver mentalmente, socialmente e emocionalmente. Criar arte pode aumentar a capacidade das crianças pequenas de analisar e resolver problemas de inúmeras maneiras, de acordo com Mary Ann F. Kohl, autora de Arte Primária: “É o Processo, não o Produto”.

Enquanto as crianças manipulam um pincel, suas habilidades motoras finas melhoram. Contando peças e cores, eles aprendem o básico da matemática. Quando as crianças experimentam materiais, elas se interessam pela ciência. Mais importante talvez, quando as crianças se sentem bem enquanto estão criando, a arte ajuda a aumentar a autoconfiança. E as crianças que se sentem capazes de experimentar e cometer erros ficam à vontade para inventar novas formas de pensar, que se estendem muito além da sala de artes.

Além disso, em nosso último post, vimos a relação da Arte e a Neuroplasticidade.

6 Maneiras de Inspirar a Criatividade nas Crianças:

Prepare-se para uma bagunça: Crie um espaço de arte onde seu filho possa estar livre para experimentar (e ficar confuso!). Forre a mesa da cozinha com uma toalha ou um jornal. Se o tempo permitir, deixe as crianças pintarem no quintal ou jardim.

Evite dar orientação: No intuito da criação livre, não diga ao seu filho o que fazer ou como fazê-lo. Em vez de dizer "pinte um arco-íris", incentive dizendo "experimente misturar cores usando diferentes tipos de pincéis e papéis".

Fale especificamente sobre arte: Ao conversar com seu filho sobre o trabalho artístico dele, tente ser mais preciso em seus comentários. Por exemplo, em vez de dar um elogio genérico, diga: "Vejo que você usou bastante roxo. Por que você escolheu esta cor?", ou ainda: “Estas formas ovais estão flutuando sobre o papel?”.

Explore o processo do seu filho: Muitas vezes, a melhor maneira de incentivar a conversa sobre a arte de seu filho é simplesmente dizer: "Conte-me sobre o que você fez", ou pergunte: "Você se divertiu fazendo isso?"

Não desenhe com o seu filho: Quando os pais desenham algo representacional enquanto uma criança mais nova está desenhando, isso pode frustrá-lo. Em um começo, é preferível estar perto dele e deixá-lo saber que você está interessado e apoiando a sua arte.

Deixe como está: Quando a criança termina um trabalho, não sugira adições ou mudanças, é muito importante que ela sinta que sua criação é suficiente - mesmo que seja apenas um ponto na folha.



Saia das Idéias Básicas, Existe Muito a Ser Explorado


Vá além dos marcadores e lápis de cor! Aqui damos dicas bem legais para incentivar as crianças à apreciarem o processo artístico:

Arranjos naturais: Ofereça ao seu filho objetos naturais, como pinhas, pedras, galhinhos, folhas e conchas, e uma tela em branco (pode ser também um papel com uma gramatura mais grossa, que não se desfaça com a umidade da cola ou de uma possível pintura mais molhada). Deixe-o escolher e organizar os materiais em padrões que desejar sobre a superfície.

Bandeja de creme de barbear: Espreie creme de barbear em uma assadeira ou bandeja e adicione algumas gotas de corante alimentar. Deixe seu filho misturar cores e fazer desenhos e formas na espuma.

Gravura de objetos impressos: Pegue objetos do cotidiano como tampas de garrafa, pedaços de madeira, papelão cortado, fatias de frutas e vegetais, rolhas, esponjas, e tampinhas, e deixe as crianças mergulharem-nas em diferentes tons de tintas guache distribuídas em pratinhos. Use os objetos para fazer impressões únicas!

Aquarelado marcado: Em uma cartolina, ofereças às crianças giz de cera branco para fazer desenhos abstratos. Em seguida, Deixe-os pintar toda a superfície com tinta aquarela: os traços de giz de cera não deixarão a folha absorver a tinta, apresentando os traços que se sobressairão entre as cores da aquarela como uma mágica!

São infinitas idéias com materiais que muitas vezes são simples e já temos em casa. Além disso, é legal ter um arsenal artístico preparado para o seu baixinho!


Tenha em casa um kit básico e variado para mantermos as crianças sempre criando:

Massa de Modelar (pronta, ou que vocês pode aprender a fazer em tutoriais da internet)

Giz de cera

Giz de Lousa

Giz Pastel

Giz Oleoso

Tinta Lavável - Guache

Estojo de Aquarela Sólida

Pincéis de Pintura - Redondos e Chatos

Cotonetes

Esponjas

Canetinhas Laváveis

Lápis de Cor - de preferência os aquareláveis

Papel Liso - A4, A3, de gramaturas diferentes, finos e mais grossos

Papel Colorido

Telas Pequenas 20x20

Papelão

Cola em Bastão

Cola Branca

Tesoura

Palitos de Sorvete

Pompons

Penas

Retalhos de Tecido - servem para criar ou até mesmo para enxugar pincéis

Fita Crepe

Fita Crepe Colorida

Botões

Bolinhas de Algodão

Lantejoulas e Glitter

Fita, Fio, Corda

Miçangas

Canudos

Caixas de Ovos

Tubos de papelão

Pratos de Papel

Prendedores de roupa

Talheres de plástico

Revistas, Jornais, Catálogos

Amostras de papel de parede ou Presente

Avental de Plástico - evitam que a tinta molhe e manche as roupas


Apostamos que surgiram muitas idéias de atividades para vocês fazerem com seus filhos, não é?

Aproveitem as férias e mão na massa!!!


*Nunca se esqueça: é de extrema importância acompanhar e adaptar seu filho aos diferentes materiais durante as atividades de acordo com sua idade, a fim de evitar acidentes! Atenção ao engolimento de objetos pequenos, mão nos olhos com tintas e cola, etc.

 





Mais Posts

0 comentários

Deixe um comentário

Pesquise na loja